Dicas de como empreender com pouco recurso

Quando pensamos em novos negócios, a ideia que costuma vir à cabeça são investimentos milionários. Porém, a realidade é outra e quem tem poucos recursos também pode empreender. 

Pensando nisso, separamos cinco dicas de como abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro: 

Inspire-se na filosofia lean

A filosofia lean é inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota, um dos mais eficientes do mundo. Sua essência é simples: eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. 

Essa filosofia é muito indicada para quem quer empreender com pouco recurso porque se  baseia em propósitos claros e definidos, orientados à criação de valor para o cliente. Ou seja, mantém o empreendedor focado no que realmente importa e evita o gasto desnecessário de tempo e dinheiro. 

 

Prepare-se para empreender 

Sabe o velho ditado “tempo é dinheiro”? Pois é, ele é válido especialmente para quem quer abrir o próprio negócio sem gastar muito. Entendo que a vontade é de colocar seus produtos ou serviços à venda o mais rápido possível, mas é preciso se preparar antes de empreender. 

Isso significa estudar bastante! Você precisa conhecer a fundo o mercado que deseja trabalhar, seus principais concorrentes e qual é o investimento mínimo para começar a empreender. Esse planejamento dá trabalho, mas é essencial para garantir que o seu negócio tenha chances de dar certo. 

 

Venda o seu projeto

Você já ouviu falar do termo “investidor-anjo”? O termo se refere a um empresário que dedica parte dos seus recursos para investir em novos negócios. Além da questão financeira, essas pessoas contribuem com sua expertise, experiência e rede de relacionamentos. 


Por isso, é muito importante você não ter vergonha de vender o seu projeto! Se você não conseguir um investidor-anjo, pode encontrar pessoas interessadas em contribuir de alguma forma, como parceiros estratégicos. 

No entanto, é preciso escolher com muita sabedoria quem serão os sócios ou parceiros do seu negócio. As expectativas precisam ser discutidas antes de fechar o negócio, bem como dividir as responsabilidades. Assim, você evita problemas no futuro. 

 

Tenha uma reserva financeira

Infelizmente, muitas pessoas correm atrás dos seus sonhos sem ter uma noção das consequências reais. No caso de empreender com pouco recurso, isso pode acarretar em dívidas muito grandes.
 

Por isso, além de um planejamento muito bem estruturado, é preciso ter uma reserva financeira. Essa dica vale especialmente para quem vai sair do emprego fixo para se dedicar ao projeto pessoal, pois a pessoa deve ter dinheiro guardado para lidar com as despesas próprias e da empresa enquanto o empreendedorismo não dá lucro. 

 

Invista no essencial

Na hora de empreender, muitos acreditam que é preciso investir na aparência para assim atrair clientes. Como consequência, gastam dinheiro com salas grandes, equipamentos de última geração e outros aspectos superficiais. 

Quem quer empreender com pouco recurso deve investir apenas no essencial. Se você puder trabalhar de casa, ainda que não seja tão glamuroso, é mais aconselhável do que alugar um espaço próprio. 

Minha dica é que você comece com pouco, apenas o fundamental para começar o seu negócio. Assim você evita gastar sem necessidade, investindo aos poucos, conforme o dinheiro for entrando.

Agora, se você precisa se capacitar fique atento as oportunidades de cursos de capacitação aqui em Cotia. 

Segue abaixo alguns links para você se capacitar aqui na cidade: 

SENAI

ETEC COTIA

FATEC COTIA

SENAC COTIA

Quer continuar acompanhando nossas dicas de empreendedorismo? Então salve nosso portal nos seus favoritos para ficar sempre por dentro das novidades.


Luis Gustavo Napolitano