Negócios que surgem durante a crise

Vale a penar empreender na crise?

Por um instante - observe e analise - o que está acontecendo a sua volta. Não é nenhuma besteira pensar neste momento em possíveis saídas para garantir uma renda para você e de sustento para sua família. No entanto, buscar fórmulas para empreender no meio de uma crise, requer muito empenho e determinação. 

 

Observe a grande dificuldade que os negócios estão enfrentando por conta da pandemia do novo coronavírus. Perceba o grau de dificuldade que muitos empresários tiveram na hora realizar um planejamento e enfrentar este doloroso momento. É óbvio que uma crise nessa dimensão, não é esperada por ninguém. Tão pouco, se consegue realizar uma estrutura sustentável para enfrentar esse grande problema. 

 

Pois bem, é por meio deste cenário que quero te propor uma provocação sobre este tema tão importante, e quero que você faça sua própria análise sobre o que de fato pode ser interessante para você. 

 

A palavra empreendedorismo surge na cabeça de milhares de pessoas como um grande sonho e até mesmo com uma “liberdade” e conquista pessoal. Criar um novo negócio em meio às adversidades do momento, nem sempre é algo distante de se realizar. Inclusive, são em situações complicadas que muitas oportunidades se levantam e se tornam uma grande potência. 

 

Para início de conversa, tenha em mente esses seguintes pontos:

 

-Estabelecer uma meta clara e objetiva, pode lhe trazer novas ideias e gerar aperfeiçoamento no planejamento estratégico do seu novo negócio. 

 

-Busque uma qualificação além daquelas que você já possui. Tenha uma cabeça aberta para enxergar novas situações e colocar em pauta coisas concretas que exigem importantes decisões.

 

- Não se apresse! a organização e os horizontes bem definidos são garantia de menos retrabalho e mais acertos para um novo empreendimento. 

 

Existe uma frase que gosto muito de usar e que revela que não precisamos de muito para começar a empreender. Basta um pouquinho de coragem. 

 

“Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode”.

 

Para liderar em momentos de tanta incerteza, tenha um plano em mente. Saiba justamente qual é o público que você deseja atingir e como irá se comunicar com cada perfil diferente que aparecer ao longo da sua jornada. 

Tenho observado muitas pessoas, aqui na nossa cidade de Cotia, criando novas formas de sobrevivência na crise. É um público que precisou buscar coisas novas. Muitos perderam seus empregos, outros, estão na busca constante de crescer e de criar sua própria dependência. 

 

Meu amigo, portanto, se na sua cabeça ainda surgem dúvidas sobre empreender no meio de uma crise, gostaria que você fosse muito sincero consigo próprio, colocasse o pé no chão e entendesse de fato o potencial do seu negócio. Se as respostas forem otimistas, eu tenho certeza que você será um empresário de grande sucesso. 

 

Caso você tenha dúvidas ou até mesmo dificuldades no momento, não se acomode! Qualifique-se, e saia da sua zona de conforto. Passe a enxergar o mundo com novos horizontes, acreditando em prosperidade, sempre usando precaução e o cuidado na hora de fazer um investimentos. As habilidades tecnológicas são neste momento, um termômetro que pode fortalecer a sua decisão.

 

Essa vantagem foi também um efeito da crise! se reinventar é necessário, importante e muito transformador. 



Conte comigo. 

Grande abraço, 

 

Luís Gustavo Napolitano.